Transmitindo energia para o desenvolvimento sustentável brasileiro

Lançada a Pedra Fundamental da Linha de Transmissão Xingu-Estreito

    No dia 20 de maio de 2015 a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro Li Keqiang lançaram a "pedra fundamental" da linha de transmissão Xingu-Estreito, como forma de celebrar a parceria entre Brasil e China.

    A linha de transmissão que escoará energia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, para os centros consumidores das regiões Sudeste e Centro-Oeste recebeu aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

    A licença foi assinada pela presidente da autarquia, Marilene Ramos, com 11 condicionantes que precisam ser cumpridas pelo consórcio IE Belo Monte - liderado pela State Grid Corporation of China (51%), com participação das estatais Furnas (24,5%) e Eletronorte (24,5%).

    Sobre a LT Xingu-Estreito

    A LT Xingu-Estreito, entre o Pará e Minas Gerais, tem mais de 2 mil km de extensão e é a maior do sistema brasileiro. É a primeira do país na chamada Ultra Alta Tensão (800 kV), tecnologia, inédita no Brasil que permite maior capacidade e longa distância na transmissão de energia com menores perdas técnicas com um uso menor de terra.

    O empreendimento que receberá investimentos de R$ 5 bilhões, integra o conjunto de projetos prioritários do Ministério de Minas e Energia para os próximos anos.

    Fonte: State Grid Corporation of China

    <<< SGBH vence leilão do LOTE P Topo SGBH Adquiri duas novas concessionárias do grupo ACS >>>